Visualizações de página na última semana

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Jesus ungido pelo Espírito Santo

Jesus ungido pelo Espírito Santo

O nosso Salvador tornou-se Cristo ou Messias pela sua encarnação e permanece verdadeiro rei e verdadeiro sacerdote... Entre os Israelitas, os sacerdotes e os reis recebiam uma unção de óleo...; chamavam-lhes "crismados" ou "cristos" - ao passo que o Salvador, que é verdadeiramente o Cristo, foi consagrado pela unção do Espírito Santo...

Sabemos que isto é verdade pelo próprio Salvador. Quando recebeu o livro de Isaías, abriu-o e nele leu: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me consagrou pela unção"; depois, declarou que a profecia acabava de se realizar para aqueles que o estavam a ouvir. Por outro lado, Pedro, o príncipe dos apóstolos, ensinou-nos que aquele óleo santo, aquele crisma pelo qual o Senhor se manifesta como Cristo, é o Espírito Santo, por outras palavras, o poder de Deus. Nos Actos dos Apóstolos, quando falava a esse homem cheio de fé e de misericórdia que era o conturião, ele dsse: "Isso começou na Galileia, depois do baptismo proclamado por João. A Jesus de Nazaré, Deus consagrou-o pelo Espírito Santo e pelo seu poder. Por onde quer que passasse, realizava milagres e maravilhas e libertava todos os que tinham caído no poder do demónio" (10, 37 sgg).    

Vedes, pois, que Pedro também o disse: esse Jesus, na sua encarnação, recebeu a unção que o "consagrou pelo Espírito Santo e pelo seu poder". É por isso que o mesmo Jesus, na sua encarnação, foi feito Cristo, Ele que a unção do Espírito Santo fizera rei e sacerdote para sempre.

Faustino de Roma (2ª metade do século IV), presbítero - Tratado sobre a Trindade

Sem comentários:

Enviar um comentário