“Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros”… Quem escuta este mandamento, ou melhor, quem lhe obedece, é renovado não por qualquer amor mas por aquele que o Senhor definiu, acrescentando, para o distinguir de afeição puramente natural: “Como eu vos amei”… “Todos os membros do corpo cuidam uns dos outros. Se um membro sofre, todos os membros sofrem com ele; se um membro é honrado, todos os membros se alegram com ele” (1 Co 12, 25-26). Com efeito, eles ouvem e observam esta palavra: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros”, não como fazem os desregrados, nem os que se amam apenas porque têm a mesma natureza, mas como se amam os que são “deuses” (Jo 10,35) e “filhos do Altíssimo” (Lc 6,35), para se tornarem assim irmãos do Seu Filho único. Esses amam-se uns aos outros porque Ele próprio os amou, para os conduzir a um fim que os saciará, lá onde o seu desejo poderá saciar-se de todos os bens. Na verdade, todos os desejos serão satisfeitos quando Deus for « tudo em todos » (1 Co 15, 28)…
Aquele que ama o seu próximo com um amor puro e espiritual, quem amará nele senão Deus? É este amor que o Senhor quer separar da afeição puramente natural, ao acrescentar: “Como eu vos amei”. Que é que Ele amou em nós, senão Deus? Não Deus como nós o possuímos já, mas tal como Ele quer que o possuamos quando “Deus for tudo em todos”. O médico ama os doentes por causa da saúde que quer dar-lhes, não por causa da doença. “Assim como vos amei, amai-vos uns aos outros”. Foi para isso que Ele nos amou: para que, por nossa vez, nos amássemos uns aos outros.
Santo Agostinho (354-430), bispo de Hipona (África do Norte) e doutor da Igreja
Homilias sobre S. João
O cristianismo não é uma coisa do passado, vivido como se olhássemos sempre para trás, para os tempos evangélicos, mas sempre novo, pois está marcado pela presença constante de Jesus Cristo, que está no meio de nós, e que é de hoje, ontem, amanhã e toda a eternidade. Na história da humanidade, encontramos “pegadas” de Deus. Este blogue procura, humildemente, mostrar alguma delas.
Visualizações de página na última semana
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário