Visualizações de página na última semana

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ainda não sabiam falar e foram testemunhas de Cristo

Ainda não sabiam falar e foram testemunhas de Cristo

Por que tens medo, Herodes, de ouvir dizer que nasceu um rei? Ele não veio destronar-te, veio vencer o demónio. Mas tu não compreendes que assim é, tens medo e enfureces-te. Para matares a criança que procuras, tornas-te o cruel assassino de um grande número de infantes. Nada te detém, nem o amor das mães lavadas em lágrimas, nem o luto dos pais que choram os seus filhos, nem os gritos e os gemidos das próprias crianças. Massacras o corpo destes pequenos porque o medo te mata o coração. E julgas que, se conseguires realizar os teus objectivos, viverás muito tempo, quando é a própria vida que procuras matar. Aquele que é a fonte da graça, que é simultaneamente pequeno e grande, que está deitado numa manjedoura, faz tremer o trono onde te sentas. Através de ti, Ele realiza os Seus desígnios, mas realiza-os apesar de ti. Ele acolhe os filhos dos Seus inimigos e faz deles Seus filhos de adopção.

Esses pequenos morrem por Cristo sem o saberem; é a morte de mártires que seus pais choram. Quando ainda nem sabiam falar, Cristo tornou-os capazes de serem Suas testemunhas. Eis como reina este Rei, que opera já a libertação, que já dá a salvação. Tu, porém, Herodes, ignoras tudo isso; tu assustas-te e enfureces-te. E, irando-te contra uma criança pequena, colocas-te já ao Seu serviço sem o saberes.

Que grande é o dom da graça! Por que méritos conquistaram estas crianças a vitória? Ainda não sabem falar, e já confessam a Cristo. Sendo ainda fisicamente

Santo Quodvultdeus, bispo em Cartago de
437 a 453 - Sermão 2 sobre o Credo

Sem comentários:

Enviar um comentário