Visualizações de página na última semana

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

O amor de São Francisco de Assis à Eucaristia e ao sacerdócio

 


Numa carta enviada a toda a Ordem, São Francisco de Assis exorta:

 Ouvi, filhos do Senhor e meus irmãos, e dai atenção às minhas palavras (Act  2,  14). Prestai os ouvidos (Is 55, 3) do vosso coração e obedecei à voz do Filho de Deus. Guardai de todo o vosso coração os seus mandamentos, e cumpri com perfeição os seus conselhos. Louvai-O a Ele, porque é bom (Sl 135, 1), e exaltai-O por meio das vossas obras (Tb 13, 6) pois, para isto Ele vos enviou ao mundo: para que, por palavras e obras, deis testemunho da sua voz e a todos façais saber que não há outro Omnipotente senão Ele (Tb 13, 4). Perseverai na disciplina (Heb  12,  7)  e  na  santa  obediência;  e  o  que  Lhe  prometestes,  cumpri-o  com  bom  e  firme propósito.  Como a filhos, oferece-Se a nós o Senhor Deus (Heb 12, 7).

 Da veneração do Corpo do Senhor

E por isso a todos vós, irmãos, imploro no Senhor, beijando-vos os pés e com quanta caridade eu posso, que presteis toda a reverência e toda a honra que puderdes, ao santíssimo Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, por quem tudo o que há no céu e sobre a terra foi pacificado e reconciliado (Cl 1, 20).

Da celebração da Santa Missa

Rogo ainda no Senhor a todos os meus irmãos, que são e serão e desejam ser sacerdotes do Altíssimo, que, quando quiserem celebrar missa, puros e com pureza e respeito celebrem o verdadeiro sacrifício do Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, com santa e pura intenção, e não por qualquer motivo terreno, nem por temor ou consideração de qualquer pessoa, como para agradar aos homens (Ef 6, 6; Cl 3, 22). Mas que toda a sua vontade, tanto quanto ajude a graça do Omnipotente, a Ele dirijam, não desejando agradar senão a Ele só, que é o soberano Senhor. Porquanto neste mistério só Ele opera como lhe agrada. E pois Ele nos diz:  Fazei isto em memória de mim (Lc  22,  19;  1Cor  11,  24),  se  alguém  fizer  de  outro  modo, torna-se noutro Judas traidor, réu do Corpo e Sangue do Senhor (1Cor 11, 27).

Lembrai-vos, meus irmãos sacerdotes, do que está escrito acerca da lei de Moisés: os que a transgrediam, mesmo nas coisas corporais, sem qualquer comiseração eram punidos de morte (Heb 10, 28), por sentença do Senhor. Quão maiores e mais terríveis suplícios merecem sofrer quem calca aos pés o Filho de Deus e ousa profanar o sangue do Testamento, com que foi santificado, e ultraja o espírito da graça?  (Heb  10,  29). 

O homem, de facto, despreza, profana e calca aos pés o Cordeiro de Deus, quando, como diz o Apóstolo, não discernindo (1Cor 11, 29) e distinguindo o pão santo de Cristo dos outros alimentos ou das outras obras, ou o come sendo indigno, ou mesmo, sendo digno, o come de modo vão e indigno, quando é verdade que o Senhor diz pelo Profeta: “Maldito o homem que faz a obra do Senhor com hipocrisia” (Jr 48, 10).

E aos sacerdotes que se recusam a gravar deveras estas coisas sobre o coração, condená-los-á o Senhor, que diz: “Amaldiçoarei as vossas bênçãos” (Ml 2, 2).

Ouvi, irmãos meus: Se a bem-aventurada Virgem Maria é honrada, como é de justiça, porque trouxe ao mesmo Senhor em suas santíssimas entranhas, se o bem-aventurado Baptista tremeu e não ousou tocar a cabeça sagrada do seu Deus, se é venerado o Sepulcro no qual por algum tempo ele jazeu, que santidade, justiça e dignidade não se requer naquele que trata com suas mãos, recebe no coração e na boca, e distribui aos outros, como alimento, Aquele que já, agora, não  morre,  mas  vive  eternamente  glorioso,  o  Cristo,  a  quem  os  Anjos  desejam contemplar? (1Pe 1, 2).

Vede a vossa dignidade, irmãos sacerdotes, e sede santos, porque também Ele é santo (Lv 19, 2).

E, como por motivo deste mistério, o Senhor mais que a todos vos honrou, assim amai-O, reverenciai-O e honrai-O mais que todos. 

Oh! miséria grande, oh! miseranda fraqueza, terde-Lo vós assim presente, e ocupardes-vos de qualquer outra coisa do mundo!

Que o homem todo se espante, que o mundo todo trema, que o céu exulte, quando sobre o altar, nas mãos do sacerdote, está Cristo, o Filho de Deus vivo! (Jo 11, 27).

Oh! grandeza admirável, oh! condescendência assombrosa, oh! humildade sublime, oh! Sublimidade humilde, que o Senhor de todo o universo, Deus e Filho de Deus, se humilhe a ponto de se esconder, para nossa salvação, nas aparências de um bocado de pão.

Vede, irmãos, a humildade de Deus e expandi diante d’Ele os vossos corações (Sl 61, 9); humilhai-vos também vós, para que Ele vos exalte (1Pe 5, 6; Tg 4, 10).

Em conclusão: nada de vós mesmos retenhais para vós, a fim de que totalmente vos possua Aquele que totalmente a vós Se dá.

 Da Sagrada Eucaristia em comunidade

Por isso, admoesto e exorto no Senhor, que nos lugares onde moram os irmãos, uma só missa se celebre cada dia, segundo a forma da santa Igreja. E nos lugares em que houver vários sacerdotes, por amor de caridade, contentem-se os outros com ouvir a missa daquele que celebra; porque aos que celebram, como aos que não celebram, desde que sejam dignos, o Senhor Jesus Cristo os cumula de graças. O qual, ainda que O vemos em diversos lugares, todavia permanece indivisível e sem de modo nenhum se fragmentar, mas sempre Um em toda a parte, opera como Lhe apraz, com o Senhor Deus Pai e o Espírito Santo, por séculos de séculos, Ámen.

 Da veneração das palavras sagradas

Depois, porque quem é de Deus, ouve as palavras de Deus (Jo  8,  47),  devemos em consequência,  nós,  os  que  mais  especialmente  somos  incumbidos  dos  ofícios  divinos,  não  só ouvir e fazer o que Deus diz, mas ainda, para mais nos compenetrarmos da grandeza do nosso Criador e da nossa sujeição a Ele, guardar com cuidado e reverência os vasos sagrados e os livros que servem nos ofícios e  contêm  as  suas  santas  palavras. E, por isso, admoesto a todos os meus irmãos e os exorto em Cristo a que, onde quer que encontrem escritos com suas divinas palavras, os venerem o melhor que possam, e, quanto a eles respeita, se não andam bem guardados ou estão em qualquer lugar menos digno, os recolham e coloquem em lugar decente, honrando nas palavras o Senhor que as proferiu. Porque muitas coisas são santificadas pelas palavras de Deus (1Tm 4, 5), e é em virtude das palavras de Cristo que se realiza o sacramento do altar.

Sem comentários:

Enviar um comentário