Visualizações de página na última semana

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Angelus Silesius, místico, padre e poeta

Ainda que Cristo nascesse mil vezes em Belém, de nada me serviria, se ele não nascesse ao menos uma vez no meu coração!

Existem frases e pensamentos que uma vez lidos penetram a alma e fazem-nos querer ser melhores, abandonar os nossos hábitos e dedicar-nos a fazer com que a humanidade adore e louve Deus.

Ora se este pensamento de Angelus Silesius produz este efeito, não teria ele outros? Quem foi esta personagem?

Angelus Silesius, era o pseudônimo de Johannes Scheffer, nascido em Breslau na Polónia em 1624. Nascido numa abastada família luterana, decidiu estudar medicina em Strasbourg, Leyde e Pádua. Uma vez doutor em filosofia e medicina, tornou-se médico do príncipe de Öls, frequentando círculos místicos e ligando-se a Abraham von Franckenberg, díscipulo de Jacob Boehme. Foi luterano fervoroso até aos 29 anos. Em 1653, um ano após a morte do seu mestre, Scheffler converteu-se ao catolicismo e tomou o nome de Angelus Silesius.

Fugindo do mundo, passou a viver em retiro e silêncio durante três anos. Durante este período publicou vários poemas. A vocação sacerdotal nasceu na sua alma e em 1661, com 37 anos, foi ordenado. Tornou-se um apologista, escrevendo panfletos contra os protestantes, sem, contudo, deixar de lado a poesia.

Grande místico, apaixonado de Cristo, Silesius procurava continuamente Deus dentro de si mesmo. Escreveu o livro "O Peregrino Querubínico", com "rimas espirituais que conduzem à divina contemplação", influenciou muitos filósofos alemães, sendo reconhecido como uma das formulações mais notáveis de um misticismo que supera toda e qualquer convenção.

Angelus Silesius faleceu na sua cidade natal em 1676, aos 52 anos.

Alguns pensamentos de Angelus Silesius:

-- Puro como o ouro mais fino, firme como uma rocha, completamente límpido como o cristal: assim deve ser o teu coração.

-- Para encontrar o meu derradeiro fim e o meu primeiro princípio, é necessário que eu me encontre em Deus e que Ele se encontre em mim, Que eu me torne no que Ele é: a luz na luz, o Verbo no Verbo, Deus em Deus. 
-- Eu sou a eternidade, quando abandono o tempo. E me reúno em Deus e Deus em mim.

-- Deus ama-me mais do que a Ele mesmo: se eu O amo mais do que a mim, dou-Lhe tanto quanto me dá Ele.

-- Deus não Se dá a ninguém, oferece-Se a todos, para ser todo teu, se tu O queres.

-- De tal modo Deus tudo ultrapassa, que nada se pode dizer: por isso melhor se reza a Ele, quando se fica em silêncio.
-- Pára! Corres para onde O céu está em ti! Se procuras Deus noutro lugar, sempre mais O perdes.
-- Homem, se não sabes pedir graças a Deus com palavras, fica mudo diante dEle. Serás ouvido da mesma forma.
-- O pássaro vive no ar, a pedra no chão, o peixe na água, e o meu espírito na mão de Deus.
 
-- Quando me perco em Deus, chego de novo lá onde eu era desde a eternidade.
-- Quem diz que algo no mundo é doce e amável ainda não conhece a beleza de Deus.
-- Esvazia para Deus o teu coração: Ele não entra em ti se não vê o teu coração saído do teu coração.
-- O sábio jamais perdeu sequer um cêntimo: nunca teve nada, e nada lhe foi tirado.
-- O meu coração é um altar e a minha vontade a vítima, a minha alma é o sacerdote e o amor chama e brasa.





Sem comentários:

Enviar um comentário