Visualizações de página na última semana

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Porque Jesus Cristo deu a Si mesmo o título de Filho do Homem?

                Todas as línguas têm os seus modismos ou modos de dizer que se tornam difíceis de transpor para outras línguas, e que, quando se traduzem à letra, desorientam, porque com as mesmas palavras significam coisas diversas.
A expressão "Filho do Homem" é um hebraísmo difícil de entender, mas podemos deduzir que se trata dum título messiânico.
Encontramo-la na célebre visão em que o Profeta Daniel (7,13-14) vê vir sobre as nuvens do céu "um como filho do homem" a quem foi dado "o domínio e a honra e o reino (...) um domínio eterno que não passará e um reino que não se destruirá".  daqui podemos deduzir que se trata dum tratamento especial que não pode ter o significado de simples homem.
A visão de Daniel não se refere a um homem como qualquer outro, mas a um homem extraordinário a quem o "Ancião dos Dias", Deus, confere o seu poder para o enviar à Terra e aí estabelecer o seu reino - prerrogativas do Messias esperado pelo povo escolhido.
Trata-se pois dum título messiânico que aparece dezenas de vezes, nunca aplicado a mais ninguém senão a Jesus Cristo e - caso curioso - sempre por Ele atribuído a Si mesmo.
Só uma vez este apelativo lhe foi dado por outro, por S. Estêvão quando, ao morrer apedrejado, exclama: "Vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé, à direita de Deus".
Ao atribuir-Se a Si, tantas vezes, este título messiânico, Cristo queria chamar a atenção (a par da sua origem e natureza divina, revelada em tantos milagres) para a sua natureza humana e acentuar a sua qualidade messiânica. Na resposta dada a Caifás, durante o julgamento no Sinédrio, vemos de modo bem explícito a natureza divina do Filho do Homem, ao dizer:
"Vereis em breve o Filho do Homem sentado à direita da majestade divina e vindo sobre as nuvens do céu" (Mt 26,63-64).
Podemos mesmo afirmar que "Filho do Homem" acentua mais a sua divindade do que a humanidade: por exemplo, quando diz que "o Filho do Homem tem poder para perdoar os pecados" (Mc2,1C).
O mesmo se diga quando afirma que "o Filho do Homem é senhor do sábado" (Mc 2,27).
E ainda: "Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o Seu sangue, não tereis a vida em vós" (Jo 6,53).
É esse mesmo Filho do Homem quem tem o poder de ressuscitar no último dia os que aceitarem esse convite (54), porque quem comer a sua carne "viverá por Ele" (57).
Concluindo: Embora não saibamos porque é que Jesus, para se referir a Si, escolheu a expressão "Filho do Homem" em vez de "Filho de Deus", sabemos que "Filho do Homem" não nega, antes implica a divindade.  Aliás, Jesus provou a sua divindade, de muitos modos, e até com toda a solenidade diante do Sinédrio.
Quando o Sumo Sacerdote lhe diz: "Intimo-te, por Deus vivo, que nos digas se és o Cristo, o Filho de Deus", Jesus, saindo do silêncio a que se votara, responde: "É como dizes. E Eu digo-vos: vereis um dia o Filho do Homem sentado à direita do Poder, vindo sobre as nuvens do céu".
Uma afirmação tão explícita, que o sumo sacerdote a declarou blasfémia (Mt 26,63-64).
Quando, a seguir, O acusaram diante do tribunal romano, foi "porque Se fez Filho de Deus" (Jo 19,7) não em sentido figurado (porque isso não era crime) mas em sentido real.
 
(Revista Magnificat - pág. 9 e 10 - Fevereiro de 2003 - Braga - Portugal)

Sem comentários:

Enviar um comentário