Visualizações de página na última semana

domingo, 8 de maio de 2011

Pequeno ofício da Imaculada Conceição

Matinas

V/.  Eia, entoai, agora, lábios meus,
R/. Glórias e dons da Virgem Mãe de Deus.
V/.  Em meu socorro vinde já, Senhora.
R/. Do inimigo livrai‑me, vencedora.

Glória ao Pai…

Salve, ó Virgem Mãe, Senhora minha,
Estrela da Manhã, do Céu Rainha:
Cheia de Graça sois; Salve luz pura,
Valei ao mundo e a toda criatura.
Para Mäe o Senhor vos destinou
Do que os mares, a terra e céus criou.
Preservou Ele a vossa Conceição
Da mancha que nós temos em Adão. Amém.

V/.  Deus a escolheu e predestinou:
R/. No seu tabernáculo a fez habitar.
V/.  Protegei, Senhora, a minha oração
R/. E chegue até Vós o meu clamor.


Oremos: Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de nosso Senhor Jesus Cristo e dominadora do mundo, que a ninguém desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim, os olhos de vossa piedade e alcançai‑me de vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que, venerando agora, afetuosamente, a vossa Imaculada Conceição, consiga depois, a coroa da eterna bem‑aventurança: por mercê do mesmo vosso Filho Jesus Cristo, Senhor nosso, que com o Padre e o Espírito Santo vive e reina em unidade perfeita, Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.

V/.  Protegei, Senhora, a minha oração.
R/. E chegue até Vós o meu clamor.
V/.  Bendigamos ao Senhor.
R/. Demos graças a Deus.
V/.  As almas dos fiéis defuntos por misericórdia de Deus descansem em paz.
R/. Amém.

Prima

V/.  Em meu socorro vinde já, Senhora.
R/. Do inimigo livrai‑me, vencedora.

Glória ao Pai...

Salve, prudente Virgem destinada
Para dar ao Senhor digna morada.
Com as sete colunas da Escritura,
Do templo a mesa ornou‑Vos em figura.
Fostes livre do mal que o mundo espanta,
E no seio materno sempre santa.
Porta dos Santos: Eva, mãe da vida.
Estrela de Jacob aparecida.
Sois armado esquadrão contra Lusbel;
Sede amparo e refúgio à grei fiel. Amém.

V/.  Ele próprio a criou no Espírito Santo.
R/. E a representou maravilhosamente em todas as suas obras.
V/.  Protegei, Senhora, etc.

Tercia

V/.  Em meu socorro vinde já, Senhora.
R/. Do inimigo livrai‑me, vencedora.

Glória ao Pai...

Sois a Arca da Aliança, o trono de Salomão,
Belo íris celeste, sarça ardente da visão.
Vós sois a Virgem florida, o velo de Gedeão,
Divino portal fechado, o favo do forte Sansão.
Convinha, pois certamente, que a Mãe de tão nobre Filho
Não tivesse de Eva a mancha e resplandecesse com todo o brilho.
E tendo o Verbo escolhido por mãe a Virgem casta,
Não quis que fosse sujeita à culpa que o mundo arrasta. Amém.

V/.  Eu moro no mais alto dos céus.
R/. E o meu trono está sobre a coluna de nuvem.
V/.  Protegei, Senhora, etc.

Sexta

V/.  Em meu socorro vinde já, Senhora.
R/. Do inimigo livrai‑me, vencedora.

Glória ao Pai...

 
Deus Vos salve, Virgem Mãe,
Vós sois o templo da Trindade,
O puro encanto dos Anjos,
Agasalho da castidade.
Sois o consolo dos tristes, horto da alegria cara,
Sois a palma da paciência, o cedro da pureza rara.
Maria, terra Vós sois, bendita e sacerdotal,
Concebida e preservada sem pecado original.
Cidade santa do Altíssimo, do Céu oriental,
Há em Vós singular Virgem, toda a graça celestial.
 

V/. Como um lírio entre os espinhos,
R/. Assim a minha predileta entre as filhas de Adäo.
V/.  Protegei, Senhora, etc.

Noa

V/. Em meu socorro vinde já, Senhora.
R/. Do inimigo livrai‑me, vencedora.

Glória ao Pai...

Cidade sois de refúgio, de torres fortalecida,
Por David entrincheirada,
E de armas também munida.
Bem não éreis concebida
em caridade abrasada,
Foi do dragão a soberba,
por vós, ferida e humilhada.
Sois a bela Abigail, Judith invicta e animosa,
Fostes do vero David Mãe terna
Mãe carinhosa.
Raquel ao Egito deu prudente governador,
A Virgem das virgens deu
ao mundo o seu Salvador.

V/. Toda sois formosa, ó Mãe querida.
R/. E a mancha original nunca tocou em Vós.
V/.  Protegei, Senhora, etc.

Vésperas

V/.  Em meu socorro vinde já, Senhora.
R/. Do inimigo livrai‑me, vencedora.

Glória ao Pai...

Salve, regulador celeste, pelo qual
Em dez linhas foi o sol retrogradado.
A fim de encarnar-se o Verbo eterno, e ser humilhado,
E o homem, como o sol, ao Céu ser levantado.
Daquele brilhante sol a Virgem tem o fulgor,
E qual aurora surgente refulge em esplendor.
Lírio entre espinhos,
A cabeça do dragão calcando,
Qual lua bela ilumina os que no mundo vão errando.

V/.  Eu fiz nascer no Céu a luz que não se apaga.
R/. E cobri como névoa a terra toda.
V/.  Protegei, Senhora, etc. (Como Matinas).

Completas

V/.  Converta‑nos, Jesus, por vosso amor.
R/. E retire de nós o seu furor.
V/.  Em meu socorro vinde já, Senhora.
R/. Do inimigo livrai‑me, vencedora.

Glória ao Pai...

Salve, florente Virgem ilibada,
Meiga Rainha de astros coroada.
Mais pura que os Anjos, tendes trono
À direita do Rei, em nosso abono.
Ó Mãe da graça, nossa doce esperança,
Do mar estrela e porto de bonança.
Porta do Céu, saúde na doença,
De Deus guiai‑nos à feliz presença.

V/.  Vosso nome, ó Maria, é como um bálsamo
R/. Muito Vos amam vossos fiéis servos.
V/.  Protegei, Senhora, etc.



Depois do Ofício

Aceitai, ó Virgem,
Esta devoção
Em louvor da vossa
Pura Conceição.
Sede‑nos na vida
Defensora e guia;
Sede‑nos alento
Em nossa agonia.
Ó Mãe de bondade,
Ó doce Maria.

Antífona. Esta é a Virgem admirável, na qual não houve a nódoa original, nem sombra de pecado.
V/. Na vossa Conceição, ó Virgem, fostes imaculada
R/. Rogai por nós ao eterno Pai, cujo Filho destes ao mundo.
Oremos. Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparastes ao vosso Filho uma digna morada: nós Vos rogamos que, pois, em virtude da previsão da morte do mesmo vosso Filho a preservastes de toda a mancha, também nos concedais que purificados por sua intercessão, cheguemos à vossa divina presença. Pelo mesmo Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém.

1 comentário:

  1. Belíssimo texto de louvor à Virgem! Aprendi a rezar (e declamar) o Ofício na minha infância e adolescência (décadas de 1950 e de 1960), na Congregação Mariana de Coruputuba, Pindamonhangaba,SP. Na condição de Aspirante, depois Noviço e finalmente Congregado. Nas ruas do bairro, nosso cumprimento não era "bom dia" ou "boa tarde". Era: "Salve Maria". Quase todos os homens eram congregados marianos.

    ResponderEliminar