Desde a Revolução anárquica, cultural, maoista, trotskista e marxista de Maio de 1968, que pretendeu liberalizar os alunos da submissão a qualquer ordem pré-estabelecida, o uso da bata ou do uniforme, deixou de ser obrigatório nas escolas francesa. Naquela ocasião, os professores e alunos pediram a independência e a liberdade na maneira de se vestir.
Meio século depois, segundo Nicole Belloubet, a Ministra da Educação Francesa, informa que 87 escolas francesas aceitaram experimentar o uso dos uniformes nos estabelecimentos de ensino. «A ideia não é de abolir, mas de criar unidade, de criar um sentimento de pertencimento, de tentar trabalhar sobre esta noção de igualdade», afirmou a ministra.
Os principais benefícios dos uniformes são:
1) Os alunos têm a impressão de pertencer a um grupo unido e de fazer parte de uma dinâmica forte, podendo incentivá-los a se superarem e a estudarem com a impressão de que os seus esforços serão verdadeiramente valorizados.
2) Evitar a discriminação e o bullying. As crianças que não usam roupas da moda ou que não optam por determinada marcas são muitas vezes ridicularizadas pelos seus colegas.
3) O uniforme dá uma ideia de disciplina, de uma regra e, por isso, as crianças tendem a comportar-se melhor.
4) Finalmente, evita problemas aos pais na hora de comprarem roupas aos filhos em cada início de ano letivo.
Sem comentários:
Enviar um comentário