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sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Abandonar a Igreja por causa de escândalos? Conselhos do Papa

Mesmo diante dos pecados e escândalos no seio da Igreja, provacados pelos maus sacerdotes, os cristãos não devem abandoná-la. Dentro do avião que o conduzia a Berlim (22/9/2011), o Papa Bento XVI explicou aos jornalistas o que é pertencer à Igreja nesta ocasião:
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Antes de tudo, temos de distinguir o motivo específico pelo qual se sentem escandalizados por estes crimes registrados nos últimos tempos. Posso compreender que, à luz dessas informações, sobretudo se forem pessoas próximas, a pessoa diga: “Esta já não é a minha Igreja. A Igreja era, para mim, força de humanização e de moralização. Se os representantes da Igreja fazem o contrário, já não posso viver com esta Igreja”. Esta é uma situação específica. Geralmente, os motivos são múltiplos, no contexto do secularismo da nossa sociedade. Em geral, estes abandonos são o último passo de um longo trajeto de afastamento da Igreja. Neste contexto, parece-me importante perguntar-se: “Por que estou na Igreja? Estou na Igreja como em uma associação esportiva, uma associação cultural etc., na qual encontro resposta para os meus interesses e, se não for assim, vou embora? Ou estar na Igreja é algo mais profundo?”. Eu diria que é importante reconhecer que estar na Igreja não quer dizer fazer parte de uma associação, mas estar na rede do Senhor, que pesca peixes bons e maus das águas da morte, para levá-los às terras da vida. Pode ser que, nesta rede, eu esteja junto a peixes malvados e sinto muito, mas é verdade que não estou por causa deste ou daquele outro, mas porque é a rede do Senhor, que é algo diferente de todas as associações humanas, uma rede que toca o fundamento do meu ser. Falando com essas pessoas, acho que temos de ir até o fundo da questão: o que é a Igreja? Qual é a sua diversidade? Por que estou na Igreja, ainda que se deem escândalos terríveis? Assim, é possível renovar a consciência do caráter específico de ser Igreja, povo de todos os povos, que é povo de Deus; e aprender, dessa maneira, a suportar também os escândalos e trabalhar contra os escândalos, fazendo parte precisamente dessa grande rede do Senhor.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

A Igreja Melquita

Quando se fala nos cristãos do Oriente, pensa-se geralmente nos "ortodoxos", que, em 1054, com o Grande Cisma, cortaram os laços com o Papa. 

Contudo, existem muitos cristão no Médio Oriente, fieis ao Soberano Pontífice. A Igreja melquita ou greco-católica é uma destas Igrejas de tradição bizantina em plena comunhão com Roma.

O nome melquita vem de melekh que em hebraico significa "Rei". Durante muito tempo, todos aqueles que ficaram ao lado do Imperador Marciano de Bizâncio no Concilio de Calcedónia no ano de 451, defendendo a realidade das duas naturezas de Cristo, foram pejorativamente apelidados de "reais" ou melquitas pelos monofisistas.

Vale a pena recordar, alguns dos principais debates teológicos que tiveram lugar nos primeiros séculos, concretamente IV e V, na tentativa de compreender o mistério de Cristo e que levaram à criação de muitas igrejas heréticas.

Como é que Jesus pode ser Deus e homem? O arianismo negou a divindade de Jesus e foi condenado no Concílio de Niceia, convocado pelo imperador Constantino em 325.

Os nestorianos reclamam--se de Nestório (381-451), patriarca de Constantinopla, que deu origem ao nestorianismo e que ensinava ser Maria a mãe de Cristo-homem e não mãe de Deus (theotokos).

Os coptas são monofisitas, afirmam que Cristo tem uma só natureza - a natureza divina.

O monofisismo foi condenado em 451, no Concílio de Calcedónia, que formulou a definição da fé de que em Cristo há duas naturezas - a natureza divina e a natureza humana - que subsistem numa só pessoa, e teve como  consequência a formação de Igrejas independentes: coptas, jacobitas, arménios, nestorianos.

Os melquitas são os cristãos de rito bizantino que pertencem aos patriarcados de Alexandria - no Egipto -, de Antioquia - na Síria -, e de Jerusalém - na Palestina.

Infelizmente, embora o cristianismo tenha berço por estas terras, o número de cristãos no Médio Oriente é hoje minoritário, rondando apenas os 6 milhões, uns 4% da população da região. No Libano, a Igreja Melquita conta com 260.000 almas.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Pobres e ricos


Não há dúvida de que os pobres alcançam o dom da humildade com mais facilidade que os ricos, na medida em que aqueles, no meio das suas privações, se familiarizam facilmente com a mansidão, ao passo que estes, no meio das riquezas, se habituam facilmente à arrogância. Todavia, também não faltam ricos que usam da abundância, não para sua orgulhosa ostentação mas para obras de caridade, considerando que o melhor lucro é o que se gasta para aliviar a miséria do próximo.

O dom desta virtude pode encontrar-se, portanto, em todo o género e categoria de homens, porque podem ser iguais na disposição interior, embora diferentes nos bens da fortuna; e pouco importam as diferenças nos bens terrenos, quando há igualdade nos valores do espírito. Bem-aventurada aquela pobreza que não se deixa dominar pelo amor dos bens temporais, nem põe toda a sua ambição em aumentar as riquezas deste mundo, mas deseja acima de tudo a riqueza dos bens celestes!

Depois do Senhor, os Apóstolos foram os primeiros a dar-nos o exemplo desta magnânima pobreza. À voz do divino Mestre deixaram tudo o que tinham; num momento, passaram de pescadores de peixes a pescadores de homens e conseguiram que muitos, imitando a sua fé, seguissem o mesmo caminho. Com efeito, entre aqueles primeiros filhos da Igreja, "todos os crentes tinham um só coração e uma só alma"; deicavam todas as suas posses e haveres para abraçarem generosamente a mais perfeita pobreza e enriquecerem-se de bens eternos; assim aprendiam da pregação apostólica a encontrar a sua alegria em não ter nada deste mundo e tudo possuir em Cristo.

Por isso, quando o apóstolo São Pedro subia para o templo e o coxo lhe pediu esmola, disse-lhe: "Não tenho ouro nem prata; mas dou-te o que tenho: em nome de Jesus Cristo Nazareno, levanta-te e anda". Que há de mais sublime que esta humildade? Que há de mais rico que esta pobreza? Não tem a força do dinheiro, mas concede os dons da natureza. Aquele a quem sua mãe deu à luz enfermo de nascimento, a palavra de Pedro o tornou são; e aquele que não pôde dar a imagem de César gravada numa moeda ao homem que lhe pedia esmola, restaurou nele a imagem de Cristo dando-lhe a saúde.

E este tesouro não enriqueceu apenas aquele homem que recuperou a possibilidade de andar, mas também os cinco mil homens que, ante esta cura milagrosa, acreditaram na pregação do Apóstolo. Assim, aquele pobre, que não tinha nada que dar a um pedinte, distribuiu tão abundantemente a graça divina que não só restituiu o vigor aos pés ao coxo, mas também a saúde da alma a tantos milhares de crentes: encontrou-os sem forças na infidelidade judaica e resitutiu-lhes a agilidade para seguirem a Cristo.

São Leão Magno, Sermão sobre as bem-aventuranças, Sermo 95, 2-3: PL 54, 462

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Silêncio, oração e vida religiosa


Em todas as épocas, homens e mulheres que dedicaram suas vidas a Deus em oração - como os monges e freiras - estabeleceram suas comunidades em lugares particularmente bonitos (como o Monto Saint Michel, apresentado na foto), nos campos, colinas, vales montanhosos, na ribeira de lagos ou junto do mar, ou mesmo em pequenas ilhas. Estes lugares combinam dois elementos muito importantes para a vida contemplativa: a beleza da criação, que remete ao Criador, e ao silêncio, garantido pelo afastamento de grandes cidades e estradas. O silêncio é a condição ambiental que melhor favorece o recolhimento, escuta de Deus e meditação. Já o facto de apreciar o silêncio, para deixar, por assim dizer, "encher-se" de silêncio, predispõe-nos à oração. O grande profeta Elias no Monte Horeb - isto é, no Sinai - assistiu a uma onda de vento, depois a um terramoto, relâmpagos e fogo, mas não reconheceu neles a voz de Deus; reconheceu-a, entretanto, numa leve brisa ( cf 1 Reis 19,11-13). Deus fala no silêncio, mas é preciso saber ouvi-Lo. Por isso, os mosteiros são oásis em que Deus fala à humanidade; e neles encontra-se o claustro, um lugar simbólico, porque é um espaço fechado, mas aberto para o céu. (…)

O silêncio e a beleza do lugar onde vive a comunidade monástica - beleza simples e austera – constituem um reflexo da harmonia espiritual que a comunidade procura alcançar. O mundo é pontilhado com esses oásis do espírito, alguns muito antigos, especialmente na Europa, outros mais recentemente, outros restaurados por novas comunidades. Olhando as coisas sob um prisma espiritual, estes lugares são as espinhas dorsais do mundo! Não é por acaso que muitas pessoas, especialmente em períodos de descanso, visitam estes lugares e param ali por alguns dias: mesmo a alma, graças a Deus, tem suas exigências!

(Bento XVI, Audiência Geral, Castel Gandolfo 10/8/2011)

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Crer no Reino de Maria

Nós somos tudo quanto devemos ser, quando cremos na B. (nas promessas de Fátima) e no Reino de Maria. E não é na B. (no triunfo de Maria) para uma data tão remota que é como se ela não viesse, mas é numa data que tem proporção com a duração da nossa vida.
(Plinio Correa de Oliveira, reunião SD 2/2/1970).

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Pio XII salvou mais de 11 mil judeus

Segundo notícia publicada pela Agência Zenit no dia 29 de Julho de 2011 mais uma documentação foi apresentada pelos historiadores, mostrando como o Papa Pio XII salvou, por uma acção directa, a vida de mais de 11 mil judeus em Roma durante a II Guerra Mundial."O representante da fundação Pave the Way na Alemanha, o historiador e pesquisador Michael Hesemann, descobriu muitos documentos originais de grande importância ao pesquisar os arquivos da igreja de Santa Maria dell'Anima, a igreja nacional da Alemanha em Roma.
A Pave the Way, com sede nos Estados Unidos, fundada pelo judeu Gary Krupp, anunciou o achado em declaração enviada a ZENIT.
“Muitos criticaram Pio XII por guardar silêncio durante as prisões e quando os trens partiram de Roma com 1.007 judeus, que foram enviados para o campo de concentração de Auschwitz”, declarou Krupp. “Os críticos não reconhecem nem sequer a intervenção direta de Pio XII para dar fim às prisões, em 16 de outubro de 1943”.
“Novos achados provam que Pio XII agiu diretamente nos bastidores para impedir as prisões às 2 horas da tarde do mesmo dia em que elas começaram, mas não conseguiu deter o trem que tinha aquele destino tão cruel”, acrescentou.
Segundo um estudo recente do pesquisador Dominiek Oversteyns, havia em Roma 12.428 judeus no dia 16 de outubro de 1943.
“A ação direta do papa Pio XII salvou a vida de mais de 11.400 judeus”, explica Krupp. “Na manhã de 16 de outubro de 1943, quando o papa soube da prisão dos judeus, enviou imediatamente um protesto oficial vaticano ao embaixador alemão, que sabia que não teria resultado algum. O pontífice mandou então seu sobrinho, o príncipe Carlo Pacelli, até o bispo austríaco Alois Hudal, cabeça da igreja nacional alemã em Roma, que, conforme relatos, tinha boas relações com os nazistas. O príncipe Pacelli disse a Hudal que tinha sido enviado pelo papa e que Hudal devia escrever uma carta ao governador alemão de Roma, o general Stahel, pedindo que as prisões fossem canceladas”.
A carta do bispo Hudal ao Generale Stahel dizia: “Precisamente agora, uma fonte vaticana [...] me informou que nesta manhã começou a prisão dos judeus de nacionalidade italiana. No interesse de um diálogo pacífico entre o Vaticano e o comando militar alemão, peço-lhe urgentemente que dê ordem para parar imediatamente estas prisões em Roma e nas regiões circundantes. A reputação da Alemanha nos países estrangeiros exige esta medida, assim como o perigo de que o papa proteste abertamente”.
A carta foi entregue em mãos ao general Stahel por um emissário de confiança do papa Pio XII, o sacerdote alemão Pancratius Pfeiffer, superior geral da Sociedade do Divino Salvador, que conhecia Stahel pessoalmente.
Na manhã seguinte, o general respondeu ao telefone: “Transmiti imediatamente a questão à Gestapo local e a Himmler pessoalmente. E Himmler ordenou que, considerado o status especial de Roma, as prisões sejam interrompidas imediatamente”.
Estes fatos são confirmados também pelo testemunho obtido durante a pesquisa do relator da causa de beatificação de Pio XII, o padre jesuíta Peter Gumpel.
Gumpel declarou ter falado pessoalmente com o general Dietrich Beelitz, que era o oficial de ligação entre o escritório de Kesselring e o comando de Hitler. O general Beelitz ouviu a conversa telefônica entre Stahel e Himmler e confirmou que o general Stahel tinha usado com Himmler a ameaça de um fracasso militar se as prisões continuassem.
Institutos religiosos isentos de inspeções nazistas
Outro documento, “As ações para salvar inumeráveis pessoas da nação judaica”, afirma que o bispo Hudal conseguiu, através dos contatos com Stahel e com o coronel von Veltheim, que “550 instituições e colégios religiosos ficassem isentos de inspeções e visitas da polícia militar alemã”.
Só numa destas estruturas, o Instituto San Giuseppe, 80 judeus estavam escondidos.
A nota menciona também a participação “em grande medida” do príncipe Carlo Pacelli, sobrinho de Pio XII. “Os soldados alemães eram muito disciplinados e respeitavam a assinatura de um alto oficial alemão... Milhares de judeus locais em Roma, Assis, Loreto, Pádua e outras cidades foram salvos graças a esta declaração”.
Michael Hesemann afirma que é óbvio que qualquer protesto público do papa quando o trem partiu teria provocado o recomeço das prisões.
Ele ainda explica que a fundação Pave the Way tem no seu site a ordem original das SS de prender 8.000 judeus romanos, que deveriam ser enviados para o campo de trabalho de Mauthausen e ser retidos como reféns, e não para o campo de concentração de Auschwitz. Pode-se pensar que o Vaticano acreditasse em negociar a libertação deles.
Soube-se também que o Vaticano reconheceu que o bispo Hudal ajudou alguns criminosos de guerra nazistas a fugir da prisão no fim do conflito.
Por causa de sua postura política, o bispo era persona non grata no Vaticano, e foi repreendido por escrito pelo secretário de Estado vaticano, o cardeal Giovanni Battista Montini (futuro papa Paulo VI), por sugerir que o Vaticano ajudasse os nazistas a fugir.
Gary Krupp, diretor geral da Pave the Way, comentou que a fundação “investiu grandes recursos para obter e difundir publicamente todas estas informações para historiadores e peritos. Curiosamente, nenhum dos maiores críticos do papa Pio XII se deu ao trabalho de vir até os Arquivos Vaticanos abertos (e abertos completamente, desde 2006, até o ano de 1939) para fazer estudos originais. Também não consultaram o nosso site gratuito”.
Krupp afirma ter a sincera esperança de que os representantes dos peritos da comunidade judaica romana pesquisem o material original, que se encontra a poucos passos de sua casa.
“Creio que descobriram que mesma existência hoje da que o papa Pio XII chamava ‘esta vibrante comunidade’ deve-se aos esforços secretos deste papa para salvar cada vida”, disse. “Pio XII fez o que pôde, quando estava sob a ameaça de invasão, de morte, cercado por forças hostis e com espiões infiltrados”.
Elliot Hershberg, presidente da Pave the Way Foundation, acrescenta: “No serviço de nossa missão, nos empenhamos em tentar oferecer uma solução para esta controvérsia, que atinge mais de 1 bilhão de pessoas”.
“Temos usado nossos links internacionais para obter e inserir em nosso site 46.000 páginas de documentos originais, artigos originais, testemunhos oculares e entrevistas com especialistas para oferecer esta documentação pronta a historiadores e especialistas.”
“A publicidade internacional deste projeto tem levado, a cada semana, nova documentação, que mostra como estamos nos movendo para eliminar o bloqueio acadêmico que existe desde 1963.”

terça-feira, 12 de julho de 2011

Frutos da civilização cristã

Quando a virtude impregna a sociedade, repercutindo no aspecto visível do homem, temos elegância e harmonia. Quando penetra nas acções, temos a cortesia, o “savoir vivre”. Quando impregna as emoções e sentimentos vemos a bondade dos corações e caridade. Entretanto, quando toca os pensamentos e ideias, a beleza transforma-se em Sabedoria, e a vida em sociedade num caminho de santidade.

Figuras de Maria no Antigo Testamento

Deus quis que sua Mãe Santíssima fosse entrevista nas mulheres mais insignes da Antiga Aliança, de modo que nela refulgissem, todas reunidas, as virtudes e os dons sublimes que se encontram, separadamente, naquelas criaturas privilegiadas.

Foram figuras de Maria no Antigo Testamento, por exemplo,: Eva; Sara; Raquel; Rebeca; Ester; Judite; Abigail; a mãe dos Macabeus; Betsabé, etc.

Eva

A primeira figura de Maria foi Eva, antes da culpa. No momento em que saiu das mãos do Criador, Eva era um deslumbramento. Sem sinal de imperfeição, nem física nem moral; a inocência e a graça adornavam seu rosto e a tratavam como à sua rainha. Suas paixões estavam perfeitamente sujeitas à razão e esta a Deus. Bem podia dizer-se dela que uma centelha da face divina resplandecia em toda sua pessoa. Ora, como não ver nessa primeira mulher uma figura expressiva de Maria? Como Jesus Cristo foi chamado pelos Padres o novo Adão, assim também a Virgem foi chamada a nova Eva. A primeira Eva foi Mãe de todos os viventes na ordem da natureza; a segunda Eva, Maria, o foi na ordem, desmesuradamente superior, da graça. Se lançarmos, porém, um olhar à primeira mulher depois da culpa, eis que Maria se nos apresente como totalmente diferente. Com efeito, Eva, falando com o Anjo das trevas, que lhe apareceu sob o aspecto de uma serpente, consentiu na prevaricação e arruinou todo o género humano; Maria, ao contrário, falando com o Anjo da luz, consentiu na reparação do género humano e o salvou. Eva ofereceu ao homem o fruto da morte; Maria, ao contrário, lhe deu o fruto da vida. Eva foi medianeira da morte, Maria foi medianeira da vida.

Sara

Outra figura expressiva da Virgem Santíssima é Sara, mãe de Isaac, o qual, por seu turno, era figura de Jesus. Com efeito, como essa mulher, embora mãe de um só filhinho, concebido por ela em idade tardia, mereceu por causa dele ser considerada a mãe de todo o povo eleito, assim Maria, ao dar à luz o Redentor divino, causa única da salvação do género humano, tornou-se por isso mesmo a mãe espiritual de todos os homens.

Raquel

Outro se diga de Raquel (Gen. 30,1 seg.). Esta mulher célebre, aureolada por uma beleza não comum, deu à luz a Benjamin, ou seja, o filho da dor, em Éfrata, isto é, em Belém, que quer dizer “casa do pão”; a Virgem Santíssima, a mais bela entre todas as mulheres, na mesma cidade deu à luz Jesus, filho de seu amor, pão vivo descido do céu, verdadeiro benjamim, o que vale dizer filho predilecto de seu divino Pai.

Rebeca

Rebeca, “donzela extremamente formosa, virgem belíssima e não tocada por homem algum” (Gen. 24,16), foi predestinada por Deus e preparada para o filho de Abraão, como Maria foi preordenada e preparada para o Filho de Deus.

Ester

Outra figura belíssima de Maria foi a rainha Ester, que salvou o seu povo. Lê-se no livro do mesmo nome (4-7) que o rei Assuero, por instigação do pérfido Aman, havia publicado um edito crudelíssimo de morte contra os hebreus. A belíssima Ester decidiu apresentar-se diante dele para implorar misericórdia para seu caro povo de Israel. Pôs-se a caminho e, penetrando no átrio interior do apartamento real, com ar de profundo respeito, colocou-se ante a porta da sala do trono. E ela, diz o Texto Sagrado, agradou tanto aos olhos de Assuero, que este a convidou a entrar; quando a viu perto de si, começou a dizer-lhe com grande benignidade: Que desejais, Rainha Ester? Que pedis? Mesmo que pedísseis a metade de meu reino, eu te daria. A estas palavras, Ester, animando-se, respondeu: Se encontrei graça diante de vós, e se vos apraz, ó rei, conceder-me o que desejo... salvai o meu povo! E sua prece não foi em vão. Assuero, em um inexprimível transporte de amor, concedeu quanto lhe fora pedido e Ester foi proclamada, merecidamente, por seus irmãos de raça a salvadora de Israel. Tal e tanto foi o poder de Ester sobre o coração de um rei tão grande e poderoso! No entanto, Ester não foi senão uma pálida figura de outra mulher, incomensuravelmente mais excelsa e poderosa: Maria, a qual pela eminente beleza espiritual de que era ornada, conseguiu cativar o amor do Altíssimo. Este não hesitou em mandar à terra o Redentor e rasgar assim, sobre o Calvário, o decreto de morte eterna, que mereceram nossos pais no Éden.

Judite

Judite é a mulher belíssima, íntegra e forte, que corta a cabeça ao grande inimigo de Israel, Holofernes, sem detrimento de sua própria castidade; essa prefigura de Maria, que esmagou a cabeça do inimigo do género humano, o demónio, sem nenhum detrimento de sua pureza virginal. A Maria se aplicam admiravelmente os elogios dirigidos a Judite pelos habitantes de Betúlia: “Tu és a glória de Jerusalém, a alegria de Israel, a honra do nosso povo! (Jdt 15,10).

Abigail

Outra bela figura de Maria foi Abigail. Tendo chegado a seu conhecimento que David, por causa de seu insensato marido, queria exterminar toda sua família, apresentou-se com grande coragem e prudência ao rei e lhe ofereceu dádivas dignas dele; depois, prostrada no solo, com palavras cheias de doçura e graça, soube aplacar tão bem a ira do rei, que não somente obteve quanto desejava, mas mereceu ouvi-lo dizer: “Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que te mandou a meu encontro hoje e benditas sejam tuas palavras que detiveram minha mão e não me deixaram derramar sangue, tomar vingança” (I Rs. 25). Entre todas as criaturas, não houve quem soubesse aplacar a cólera do Omnipotente, causada pela culpa dos homens, como Maria, cheia de graça e em tudo digna de atrair a benevolência de Deus.

A Mãe dos Macabeus

Não menos vivamente foi Maria prefigurada na célebre Mãe dos Macabeus. Esta mulher forte, de pé junto do patíbulo de seus filhos, deu provas de saber unir a uma delicada ternura materna uma fortaleza mais que varonil. Prefigurou Maria no Calvário, ao pé da Cruz de seu Filho.

Betsabé

Também Betsabé, que seu filho Salomão fez sentar-se em um trono resplendente, à sua direita, é uma figura vívida de Maria que, verdadeira Mãe do Rei dos Reis, agora está assentada no Céu, gloriosa, à sua destra, Rainha da terra e do Céu.

Prefiguras e símbolos de Maria Santissima no Antigo Testamento

Encontramos no Antigo testamento 11 prefiguras de Maria Santíssima:

a) O paraíso terrestre

Na primeira página da história do género humano, observa um pio Autor (G. Balelli, o. c. pág. 11), encontramos descrita em cores resplendentes a magnificência daquele Éden de delícias em que foram postos nossos progenitores, logo depois de criados por Deus. Naquela morada amena, tudo era ordem e beleza; aos campos ricos de messe, sucediam-se prados verdejantes, bosques frescos e jardins perfumados. Um rio limpidíssimo, dividindo-se em outros rios menores, corria a regar e tornar fecundo o terreno; enquanto no meio do jardim se erguia a árvore majestosa da vida, cujos frutos,
como diz seu próprio nome, tinham a virtude de manter afastada dos homens a morte. Ora, quem não vê nesse Éden um símbolo gentilíssimo de Maria? Não foi Ela, com efeito, um místico jardim, adornado de flores perfumadas, isto é, de santos pensamentos e afectos, e repleto dos frutos das boas obras? Um verdadeiro rio de graças não irrigou sempre sua alma? Não nasceu dela a árvore da verdadeira vida, Jesus?

b) A Arca de Noé

Outro belo símbolo de Maria foi a Arca de Noé. No meio do dilúvio universal, que recobriu toda a terra, semeando mortandade e ruínas, a Arca do grande e fiel Patriarca flutuava segura sobre as ondas, protegida por Deus, salvando do extermínio geral a raça humana. Outro tanto aconteceu no Novo Testamento. No meio do naufrágio universal de todos os homens sob o pecado de Adão, uma só foi a que ficou imune: Maria. Com efeito, enquanto todos os homens são concebidos e nascem na culpa, somente Maria foi concebida e nasceu sem pecado; só Maria permaneceu sempre bela e imaculada,
atraindo sobre si as complacências do Altíssimo. O crescer das águas ao redor da arca simbolizava a plenitude de graças recebida por Maria; o haver-se a arca levantado da terra recorda ao nosso pensamento a imunidade de Maria em face de todo apego à terra e a qualquer amor que não fosse inteiramente puro; o haver a arca chegado a grande altura nos diz que nenhuma criatura se elevou tão alto e alcançou a perfeição que atingiu a Mãe do Criador.

c) A escada de Jacob

Não menos eloquente é o símbolo da escada de Jacob. O santo patriarca Jacob, depois de ter recebido a bênção paterna, temendo a ira de seu irmão Esaú, fugiu para a Mesopotâmia. À noite, cansado da longa e fatigante caminhada, deitou-se sobre a terra nua para tomar um pouco de repouso. No sono, teve um sonho misterioso: pareceu-lhe ver uma longa escada que chegava da terra até o Céu; os anjos de Deus subiam e desciam por ela. Vários intérpretes vêem nessa escada misteriosa um símbolo expressivo de Maria. Com efeito, não foi a Virgem Santíssima aquela mística escada que uniu o Céu à Terra, o mundo visível ao invisível, as coisas terrestres com as celestes? Não é por Maria, porventura, por esta misteriosa escada, que Deus desceu à terra, para entre os homens e que os homens sobem ao Céu, para Deus?

d) A sarça ardente

Quando Deus escolheu Moisés para libertador de seu povo, fez-lhe ouvir sua voz como vinda de uma sarça que, embora envolta em chamas, não se consumia. Esta sarça que arde e não se consome é um símbolo vivo da virgindade de Maria. Assim o afirma a Igreja no ofício da Senhora: “Na sarça que Moisés viu permanecer incólume no meio das chamas, nós reconhecemos tua admirável virgindade, ó santa Mãe de Deus”.

e) A Vara de Moisés

Símbolo expressivo de Maria foi também a vara com que o mesmo Moisés operou os prodígios mais estupendos. Com efeito, como o condutor do povo eleito operou por meio daquela vara tantos prodígios em favor do povo hebreu e fez brilhar ante os olhos de todos o poder que Deus lhe conferira para exterminar os inimigos de seu povo, assim Aquele que é poderoso operou e opera, continuamente, por meio de Maria, as coisas mais admiráveis em favor do povo cristão, protegendo-o contra todos os seus inimigos espirituais.

f) A Vara de Aarão

Mas também outra vara, a de Aarão, é um belo símbolo de Maria. Com efeito, para demonstrar que Aarão, irmão de Moisés, havia sido escolhido para seu sacerdote, Deus fez florescer a vara que lhe pertencia, de tal modo que, em uma só noite, “rebentaram os botões, nasceram as flores, abriram-se as folhas e formaram-se os frutos” (Num 17, 8).  Do mesmo modo, a Virgem, só pela obra de Deus, germinou “a flor dos campos e o lírio dos vales” (Cant. 2, 1).

g) O velo branco de Gedeão

Símbolo admirável de Maria foi também o velo de Gedeão que, em uma noite, se viu todo coberto de orvalho, enquanto a terra em torno estava enxuta; e, na noite seguinte, ficava enxuto, enquanto uma queda abundante de orvalho banhava todo o terreno circunjacente. Assim canta a Igreja “Desceste (ó Cristo) como a chuva sobre o velo (Maria) para salvar o género humano”.

h) A arca do Testamento

Símbolo de Maria foi, finalmente, a Arca do Testamento, guardada desveladamente pelos hebreus no lugar mais santo do Templo. Nela se conservavam as tábuas da lei e uma medida de maná. Com efeito, não esteve guardado no seio puríssimo da Virgem o próprio Autor da lei, Jesus, Aquele que devia ser preciosíssimo alimento das almas na Sagrada Eucaristia?

i) O Templo de Salomão

Símbolo de Maria foi ainda o Templo de Salomão, do qual disse Deus: “Escolhi e santifiquei este lugar a fim de que traga para sempre meu nome e estejam fitos nele meus olhos e meu coração, em todo o tempo” (II Par 7,16). A qual dos templos elevados por toda a parte à glória do Altíssimo se podem aplicar melhor essas palavras expressivas do que à Mãe de Deus? Não habitou Deus nela de um modo singularíssimo?

Plinio Correa de Oliveira, terciário carmelita

Havia três anos, jazia Israel na mais completa miséria. Tratava-se de um castigo merecido pelo país, por haver admitido o culto de Baal, recusando-se o rei a ouvir a advertência de Elias.

O principal instrumento do flagelo divino era uma inclemente e prolongada seca. Rios e fontes já não dessedentavam homens e animais, nem irrigavam as hortas e os pomares.

Tendo, porém, derrotado os pseudo-profetas do falso deus, e tocado o coração dos israelitas, Elias disse a Acab: “Sobe, come e bebe, pois estou ouvindo o barulho da chuva” (1 Reis, 18, 41). E a Sagrada Escritura narra o que se passou depois: “Enquanto Acab subia para comer e beber, Elias subiu ao cume do Carmelo, prostrou-se em terra e pôs o rosto entre os joelhos. Disse a seu servo: ‘Sobe e olha para o lado do mar’. Ele subiu, olhou e disse: ‘Nada!’ E Elias disse: ‘Retorna sete vezes’.

Na sétima vez, o servo disse: ‘Eis que sobe do mar uma nuvem, pequena como a mão de uma pessoa’.

Então Elias disse: ‘Vá dizer a Acab: prepara o carro e desce, para que a chuva não te detenha’.

Num instante o céu se escureceu com muita nuvem e vento, e caiu uma forte chuva” (1 Reis, 18, 42-44).

Constitui tradição na Igreja considerar que aquela nuvenzinha prefigurou, para Elias, a Virgem que haveria de vir para ser a Mãe do Messias. Assim como Israel perecia à falta de água e sobre ele desceu uma chuva torrencial, assim o mundo antigo, espiritualmente ressequido, seria regado pelas graças que choveriam abundantes a partir da vinda do Divino Salvador.

Esta bela narrativa bíblica vem nos remeter ao próprio cerne da vocação de uma gloriosa família religiosa: a Ordem do Carmo. Nascida da fervorosa devoção do grande Profeta Elias a Nossa Senhora, pode ela remontar sua origem até o Antigo Testamento.

Herdou ela de seu Fundador um rico e variado carisma, no qual se destacam as vertentes contemplativa, profética e mariana.

Ardoroso devoto de Nossa Senhora do Carmo, Dr. Plinio pertenceu à Ordem Terceira carmelitana, sendo assim membro efetivo da ilustre estirpe “eliática”. O acendrado amor que ele dedicou à Mãe de Deus, enquanto padroeira do Carmelo, transbordou em entusiásticas palavras de louvor, sobretudo na proximidade da festa d’Aquela que é aclamada como "Spes omnium carmelitarum", a Esperança de todos os carmelitas, celebrada pela Igreja no dia 16 de Julho.