Quando se fala nos cristãos do Oriente, pensa-se geralmente nos "ortodoxos", que, em 1054, com o Grande Cisma, cortaram os laços com o Papa.
Contudo, existem muitos cristão no Médio Oriente, fieis ao Soberano Pontífice. A Igreja melquita ou greco-católica é uma destas Igrejas de tradição bizantina em plena comunhão com Roma.
O nome melquita vem de melekh que em hebraico significa "Rei". Durante muito tempo, todos aqueles que ficaram ao lado do Imperador Marciano de Bizâncio no Concilio de Calcedónia no ano de 451, defendendo a realidade das duas naturezas de Cristo, foram pejorativamente apelidados de "reais" ou melquitas pelos monofisistas.
Vale a pena recordar, alguns dos principais debates teológicos que tiveram lugar nos primeiros séculos, concretamente IV e V, na tentativa de compreender o mistério de Cristo e que levaram à criação de muitas igrejas heréticas.
Como é que Jesus pode ser Deus e homem? O arianismo negou a divindade de Jesus e foi condenado no Concílio de Niceia, convocado pelo imperador Constantino em 325.
Os nestorianos reclamam--se de Nestório (381-451), patriarca de Constantinopla, que deu origem ao nestorianismo e que ensinava ser Maria a mãe de Cristo-homem e não mãe de Deus (theotokos).
Os coptas são monofisitas, afirmam que Cristo tem uma só natureza - a natureza divina.
O monofisismo foi condenado em 451, no Concílio de Calcedónia, que formulou a definição da fé de que em Cristo há duas naturezas - a natureza divina e a natureza humana - que subsistem numa só pessoa, e teve como consequência a formação de Igrejas independentes: coptas, jacobitas, arménios, nestorianos.
Os melquitas são os cristãos de rito bizantino que pertencem aos patriarcados de Alexandria - no Egipto -, de Antioquia - na Síria -, e de Jerusalém - na Palestina.
Infelizmente, embora o cristianismo tenha berço por estas terras, o número de cristãos no Médio Oriente é hoje minoritário, rondando apenas os 6 milhões, uns 4% da população da região. No Libano, a Igreja Melquita conta com 260.000 almas.
Sem comentários:
Enviar um comentário