"Ó doce
Virgem Maria, minha augusta soberana, minha amável Senhora, minha Mãe amorosíssima,
ó doce Virgem, eu coloquei em Vós toda minha esperança e eu não serei
confundido.
"Doce Virgem Maria, eu creio tão firmemente que do alto do Céu Vós velais dia e noite sobre mim e sobre aqueles que esperam em Vós; eu estou tão intimamente convencido de que jamais pode faltar nada quando se espera tudo de Vós, que resolvi viver daqui para o futuro sem nenhuma apreensão, e me descarregar inteiramente sobre Vós em todas as minhas iniquidades.
"Doce Virgem Maria, eu creio tão firmemente que do alto do Céu Vós velais dia e noite sobre mim e sobre aqueles que esperam em Vós; eu estou tão intimamente convencido de que jamais pode faltar nada quando se espera tudo de Vós, que resolvi viver daqui para o futuro sem nenhuma apreensão, e me descarregar inteiramente sobre Vós em todas as minhas iniquidades.
"Ó, mil vezes
obrigado por uma graça tão preciosa. Eu ficarei daqui por diante em paz sob
vosso Coração tão puro.
"Eu não
pensarei mais senão em Vos amar, em Vos obedecer, enquanto Vós gerireis, Vós
mesma, minha boa Mãe, os meus mais caros interesses.
"Ó doce
Virgem Maria, que entre os filhos dos homens, uns esperem sua felicidade de sua
riqueza, outros a procurem em seus talentos; que outros se apoiem sobre a
inocência de sua vida ou sobre o rigor de sua penitência, ou sobre o fervor de
suas orações, ou sobre o grande número de suas boas obras.
"Por mim, ó
Mãe, eu esperarei só em Vós, só em Vós depois de Deus. E todo o fundamento de
minha esperança será minha confiança mesmo em vossa bondade materna.
"Doce Virgem
Maria, os maus poderão me roubar a reputação e o pouco de bem que possuo. As
doenças poderão me tirar as forças e a faculdade exterior de Vos servir. Eu
poderei mesmo, infelizmente, minha terna Mãe, perder vossas boas graças pelo
pecado.
"Mas minha
amorosa confiança em vossas maternais bondades, esta jamais eu perderei. Eu a
conservarei, essa confiança inabalável até o meu último suspiro. Todos os
esforços do inferno não ma roubarão.
"Eu morrerei
repetindo mil vezes vosso nome bendito e fazendo repousar sobre vosso Imaculado
Coração toda a minha esperança.
"E porque
estou eu tão firmemente seguro de esperar sempre em Vós, senão é porque Vós me
ensinastes, Vós mesma, ó doce Virgem, que Vós sois toda misericórdia e que não
sois senão misericórdia?
"Eu estou,
portanto, seguro, ó boa e amorosa Mãe, eu estou seguro de que Vos invocarei
sempre e estou seguro de que Vós me consolareis.
"Eu Vos
agradecerei sempre porque Vós sempre me aliviareis. Eu Vos servirei sempre
porque Vós sempre me ajudareis.
"Eu Vos
amarei sempre porque Vós sempre me amareis. Eu obterei tudo de Vós porque vosso
amor, sempre generoso, irá além de minha esperança.
"Sim, é de
Vós só, ó doce Virgem que, apesar de minhas faltas, eu espero o único bem que
desejo, o meu Jesus, no tempo e na eternidade.
"É de Vós só,
porque Vós é que meu Divino Salvador escolheu para me dispensar todos os
favores, para me conduzir seguramente até Ele.
"Sim, é de
Vós Mãe, que depois de ter aprendido a participar das humilhações e sofrimentos
de vosso Divino Filho, me introduzireis na glória e nas delícias, para O louvar
e bendizer, junto a Vós e conVosco, nos séculos dos séculos. Assim seja.
"Eis a minha
maior confiança e toda a razão da minha esperança. "Ecce mea maxima fiducia et tota ratio spei mei."
A oração é verdadeiramente maravilhosa! Ela tem as características da oração de São Bernardo. Quer dizer, uma oração com um misto de humildade e de arrojo, de ternura e de fogo, de varonilidade, que é difícil a gente encontrar reunidas nas expressões de um só homem.
De um lado, a
ternura para com Nossa Senhora chega ao último limite a que pode chegar.
Sobretudo, chega ao último limite a persuasão da ternura dEla para conosco.
Mas, de outro
lado, mesmo no modo de cantar a ternura dEla, nada há de efeminado, nada há de
indigno de um varão. Pelo contrário, há uma espécie de audácia nessa ternura,
de audácia encorajada por essa ternura, estimulada por essa ternura, que faz
exatamente dessa oração uma obra prima, porque tem toda a suavidade própria à
uma pomba, mas tem um voo de águia.
Vai até o Coração
Imaculado de Maria diretamente. E com uma liberdade, com um desembaraço – eu
ousaria dizer, com uma familiaridade cheia de veneração – mas de
intimidade, que verdadeiramente espanta a gente.
Ele fala aqui da
virtude da confiança. E ele mostra no que essa virtude consiste. E depois ele
mostra as razões (que estão na base) dessa virtude. Essa virtude consiste
fundamentalmente em saber que Nossa Senhora – como ele diz – é
ternura, é toda ternura e nEla não há senão ternura.
Quer dizer, não há
severidade, não há juízo, não há justiça, não existe outra coisa nEla a não ser
isso. E como isso é assim e essa é a disposição dEla em relação a todos os
homens, é lógico, é forçoso, é inevitável que cada homem que sabe que isso é
assim, tenha nEla uma confiança sem limites.
Uma confiança no
quê? Em duas gamas: em primeiro lugar, quanto à vida terrena; em segundo lugar,
quanto à vida eterna.
Confiança de que
Nossa Senhora vai gerir os interesses dele nessa vida. E é uma confiança que
abrange portanto, de algum modo, também os interesses terrenos verdadeiramente
ditos.
É verdade que ele
era religioso e que não tinha, nesse sentido, interesse terreno. Ele tinha voto
de pobreza, de castidade e de obediência; os interesses materiais dele estavam
todos atendidos no convento. Mas é verdade também que ele fala aqui em termos
gerais, não só para o religioso, mas é uma oração que qualquer fiel pode
repetir e fazer sua. E aqui se entende que nós, nos nossos próprios interesses
terrenos, naquilo que eles têm de legítimo,
de santificante, nós devemos confiar em Nossa Senhora.
Pedir a
Nossa Senhora que Ela tome conta disso, que Ela faça por nós aquilo que não
somos capazes de fazer.
Todos nós sabemos
que a Providência tem desígnios insondáveis e que pode, portanto, querer nos
sujeitar, de um momento para o outro, a um sofrimento que nós não prevemos.
Nós sabemos também
que a Providência quer, genericamente, daqueles a quem Ela ama, que passem por
muitos sofrimentos. Nós sabemos, portanto, que nessa vida temos de sofrer.
Sem embargo disso,
há interesses terrenos que por um movimento interno da graça, por um certo
senso das proporções etc., nós sabemos e vemos que, muito provavelmente, a
Providência não quer que se percam e não quer que se imolem. Estes interesses
nós devemos entregar à Nossa Senhora.
Ela velará por
eles, Ela os apoiará, Ela os protegerá, de tal maneira que nós não temos de
estar com ansiedade, nós não temos de estar com “torcidas” [a palavra aqui é
empregada no sentido de agitação, de frenesi], nós não temos de estar com
sofreguidão e falta de distância psíquica.
Mas no pior das
nossas angústias e das nossas preocupações, nós devemos nos lembrar daquilo que
diz o Abbé de Saint-Laurent no “Livro da Confiança”: que quando o tormento ou a
tormenta tenha chegado até o auge, é hora de preparar o incenso e todo o
necessário para cantar o “Magnificat”. Porque quando o sofrimento chegou ao
auge, Nossa Senhora intervirá e nos salvará. Quer dizer, essa é uma confiança
inabalável.
Confiança que
cresce de ponto quando não se trata de nossos interesses terrenos individuais,
mas se trata das questões de apostolado.
Nossa Senhora quer
nosso apostolado – Ela tem dado disso mil provas e está multiplicando essas
provas continuamente. Se Ela quer nosso apostolado, Ela levará o apostolado ao
sucesso.
E nós não temos
que nos colocar nesse ponto de vista péssimo assim: "Eu, por mim, resolvo
os assuntos comuns do apostolado com minhas forças e minha capacidade. Nossa
Senhora resolva o extraordinário". Isso é péssimo.
Nossa
Senhora, como Medianeira onipotente junto a Deus, resolve tudo. Eu preciso de
auxílio dEla para as coisas grandes e pequenas. Para as corriqueiras, como para
as enormes.
E ainda que as
coisas de apostolado possam parecer muito complicadas, muito comprometidas, eu
devo confiar em que Nossa Senhora resolva; eu ponho a minha confiança nEla e
não penso noutra coisa.
Isso se aplica
ainda mais à nossa vida espiritual. Nossa Senhora nos chamou para a TFP, e
dentro da [vocação da] TFP nos chama à santidade. Se Ela nos chama para a
santidade, Ela não interromperá a obra que Ela começou e nos levará até lá se
nós soubermos confiar.
Alguém dirá: “Dr.
Plinio, belas palavras... Na realidade, elas são vácuas e não correspondem a
nada, porque se eu pecar eu estou criando obstáculos à ação de Nossa Senhora. E
se eu estou criando obstáculos à ação de Nossa Senhora, não posso supor que Ela
vá me santificar. Quer dizer, o senhor está dizendo uma coisa que é muito
bonita, mas que não vale nada, não tem consistência. É uma quimera”.
A resposta está
aqui mesmo em São Bernardo. Ainda que a gente tenha a dor enorme de ter
ofendido a Nossa Senhora, ainda que tenha a dor de ter ofendido gravemente, é
preciso continuar a confiar nEla. Porque se a gente desconfiar dEla, então,
está tudo perdido. A porta do Céu é Ela! E se nós, pela nossa falta de
confiança, fecharmos a porta do Céu, nós mesmos nos condenamos.
Se, pelo
contrário, nós continuarmos a confiar nEla contra toda confiança, Ela pelo
menos receberá de nós essa forma de glória, que é a do pecador que confia nEla.
É uma forma de glória. O pecado é um atentado à glória de Nossa Senhora.
Mas o pecador que
continua a confiar nEla dá-lhe uma forma de glória que nenhum justo pode dar, e
que é exatamente a glória da confiança daquele que ofendeu.
Então ter a
confiança nisso, esperar contra toda esperança mesmo dentro das dificuldades e
da buraqueira da nossa vida espiritual, é uma coisa que São Bernardo recomenda
aqui intensamente.
E que lembra
aquela palavra de São Francisco Xavier, que o pior do pecado – ainda que
o pecado seja um horror – o pior do pecado não é tanto o pecado, mas é o
fato de que a pessoa depois do pecado, perca a confiança em Deus. Aí é que vem
o pior pecado.
Porque enquanto
confia, o caminho ainda está aberto, tudo é possível. Mesmo para o pecado do
tíbio, que é um pecado que Nosso Senhor diz: "Eu te vomitarei da minha
boca."
Ele acaba,
então, falando depois da vida eterna. E ele diz essa coisa admirável: que
quando chegar a hora da morte, ele confia que a confiança dele seja tal que ele
morra com o coração dele recostado sobre o Imaculado Coração de Maria. É
expressão, naturalmente, simbólica, mas é uma expressão que tem um valor
enorme.
Lembra aquela
posição de São João recostado sobre o Sagrado Coração de Jesus, na Ceia, e
perguntando quem é que haveria de traí-Lo. Ouvindo, portanto, as pulsações do
Sagrado Coração de Jesus.
Também aí vem uma
esperança muito grande que Nossa Senhora, na hora da morte, nos ajude. Ela
diminua os horrores desse transe, Ela até nos dê uma morte cheia dos
sentimentos da presença dEla se isso for para maior glória dEla e para bem de
nossa alma.
Em todo caso,
ainda que nossa morte deva ser muito árida, ainda nesse caso, que essa aridez
será para o bem de nossa alma para nós irmos para o Céu, passarmos o menor
tempo possível no Purgatório, irmos o mais alto possível para o Céu, e que os
sofrimentos da hora da morte nos ajudem a salvar muitas almas.
Este é o
pensamento admirável contido nessa ficha de São Bernardo. Ficha tão bonita que
se nós reeditarmos as Preces pro oportunitate dicendae, tenho
impressão de que seria o caso de incluir esta ficha nas Preces, de tal
maneira ela é carregada de sentido e admirável debaixo de todos os pontos de
vista.
(Comentário do Sr. Dr. Plinio Corrêa de Oliveira sobre a oração “Ato cego de abandono e de amorosa confiança na doce Virgem Maria”, composta por São Bernardo (Acte d'aveugle abandon et d'amoureuse confiance en la douce Vierge Marie - cfr. "Livre d'Or - Manuel complet de la parfaite dévotion à la très sainte Vierge d'après S. Louis-Marie de Montfort", 6e. édition, Pères Montfortains, Louvain, 1960, pages 689-692), "Santo do Dia", 3 de janieor de 1967)
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